Buscar
  • Carol Debiazi

O que te impede de realizar seus sonhos?

A vida é feita de sonhos, escolha os seus e faça deles a razão dos seus dias.”


Você tem sonhos que alimenta há um bom tempo, mas que ainda não conseguiu realizar? Você já parou para pensar o que te impede de realizá-los? Você consegue imaginar como seria a sua vida se você já estivesse vivendo estes sonhos?

Hoje te convido a caminhar comigo por este imenso universo dos sonhos, dos desejos, dos objetivos, das metas ou como você preferir chamar! Vamos lá!



Quando somos crianças não há limites para a nossa imaginação, criamos facilmente uma “batalha épica” a partir do nada e podemos navegar incansavelmente por horas e horas neste cenário. Você consegue se lembrar desses momentos na sua infância? Você se recorda de quais personagens costumava ser, para quais lugares costumava ir, com quais pessoas costumava estar? Fantástico esse mecanismo, concorda?!

Acontece que com o tempo vamos perdendo essa fascinante habilidade... mas por quê?


Vou fazer uma analogia para compreendermos melhor: quando nascemos somos como um livro com apenas algumas poucas páginas escritas e um monte de páginas em branco. Essas poucas páginas escritas são nossa herança genética, aquilo que herdamos de nossos pais e ascendentes, sim, nossa herança não está apenas no DNA, ela está na programação da nossa mente também. Então, com o tempo vamos crescendo e continuamos a escrever nas páginas deste livro, registrando tudo aquilo que vemos, ouvimos e sentimos repetidamente ou sob forte impacto emocional, formando as nossas crenças.

As crenças são as nossas verdades supremas, aquilo em que acreditamos e que determinam nossa maneira de ser, de pensar e de agir. Elas podem ser tanto fortalecedoras quanto limitantes e impactam diretamente em nossos pensamentos, sentimentos, comportamentos e resultados. E é nas crenças que está a resposta.

Se na infância você viveu em um ambiente familiar saudável, acolhedor, com constantes demonstrações de afeto, de amor e ouvia frequentemente frases e palavras de encorajamento e validação, você conta com uma gama de crenças fortalecedoras consistentes e sabe com clareza quem você é, quais são suas capacidades de realização e se sente merecedor (a) de uma vida plena e próspera. Entretanto, se em seu ambiente familiar predominava o desamor, o desafeto, a rejeição, a desvalorização, uma comunicação hostil, brigas e discussões frequentes e até mesmo violências e abusos, você se tornou um adulto com crenças limitantes que te impedem de reconhecer a sua real identidade e as suas habilidades, fazendo você crer que não é capaz, que não é suficiente e que não merece ter uma vida plena e próspera.

Todo este processo ocorre naturalmente dentro da sua mente, não é algo que você possa controlar, principalmente na infância, pois você não conta com as competências e recursos internos necessários para processar essa avalanche de eventos e emoções ao qual é exposto. E tudo isso vai ficando armazenado dentro de você e passa a moldar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Suas crenças determinam os seus resultados! Assim você vai para o mundo com sua programação de crenças e começa a enfrentar os desafios da vida. As crenças limitantes passam a bloquear a imaginação e surge o medo, a baixa autoestima, os sentimentos de inadequação e insuficiência, o desmerecimento, o vitimismo e os consequentes e consecutivos insucessos.

Mas o que fazer quando isso acontece?


Você precisará desenvolver poderosas crenças fortalecedoras!

E graças aos avanços e estudos da Neurociência, hoje sabemos que é absolutamente possível reprogramar as crenças limitantes, através da criação de novos caminhos neurais na mente, que consequentemente possibilitam a mudança de trajetória de vida e de alcance de resultados. Trata-se da inserção de novos hábitos em sua vida, uma mudança total nos seus padrões de pensamento e comportamento, para transformar o que você deseja em seu estilo de vida, considerando que para funcionar é preciso consistência, disciplina, foco e ação. Não estou dizendo que é fácil, estou dizendo que é definitivamente possível, pois existe um vencedor em você, dotado de recursos suficientes para realizar muito mais do que você imagina e almeja. Jamais permita que alguém diga que você não é capaz de conseguir! Então, não importa como sua vida está hoje, ela pode ser melhor, infinitamente melhor!


Vou deixar aqui um exercício para que você comece hoje mesmo a reprogramar a sua mente:

· Reflita sobre quais são as crenças limitantes que você possui hoje que estão te impedindo de atingir seus objetivos;

· Liste estas crenças e reescreva-as de maneira positiva, por exemplo:

Crença limitante: Sou fraca, não vou conseguir.

Nova crença: Sou forte e plenamente capaz de atingir os melhores resultados.

Crença limitante: Eu não tenho valor, não sou ninguém.

Nova crença: Eu tenho valor e sou dotada de habilidades para conquistar o que desejo.

Crença limitante: Eu não tenho sorte, não vai dar certo.

Nova crença: Eu faço a minha sorte, sei que vou fazer dar certo.


· Identifique maneiras práticas de comprovar e viver essas novas crenças diariamente em sua vida, adotando novas posturas e hábitos frente aos desafios;

· Determine com clareza suas metas e o que precisa fazer para chegar até elas;

· Comece com pequenos passos e aos poucos desafie-se a fazer cada vez mais;

· Celebre cada pequena vitória, enviando reforços positivos à sua mente;

· Não desista, mesmo se fraquejar em algum momento, continue firme na direção de seus objetivos e aprenda com os seus erros.

Além disso, você pode explorar novos meios de obter resultados extraordinários com um auxílio ainda mais próximo e especializado. É o caso do nosso processo de Coaching Integral Sistêmico. Com ele, você aprende maravilhosas técnicas e ferramentas para eliminar as barreiras que tanto te impedem de conquistar tudo o que deseja e merece!

Por hoje termino aqui! Até a próxima!

Carol Debiazi

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais.